Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

IV Cortejo dos Guiões dos Passos do Concelho de Braga


É já hoje, sábado, que a Irmandade do Mártir São Vicente de Braga e respectiva Comunidade Paroquial levam a efeito o ‘III Cortejo de Guiões dos Passos do Concelho de Braga’, que conta com a participação das freguesias de Cabreiros, Celeirós, Crespos, Figueiredo, Real e da Irmandade de Santa Cruz de Braga.

 

Depois de terem estado expostos na Igreja paroquial de São Vicente, os Guiões seguem amanhã em Cortejo até à Sé Catedral onde ficarão em exposição até ao ‘Domingo de Pascoela’, dia 12 de abril. Com saída marcada para as 16h:00, o cortejo inicia-se no adro da Igreja de São Vicente, seguindo pela rua de São Vicente, Largo dos Penedos, rua dos Chãos, Largo de São Francisco, rua dos Capelistas, rua Justino Cruz, rua do Souto, rua do Cabido até à Sé Catedral.
Com esta iniciativa, a Irmandade do Mártir São Vicente pretende congregar e rematar na cidade, através deste Cortejo de Guiões, o ciclo de procissões de Passos, levado a efeito pelas paróquias do arciprestado/concelho de Braga, durante o período quaresmal, reunindo assim num só cortejo processional, todos os Guiões que abrem as Procissões dos Passos que se realizam no Concelho de Braga, bem como, divulgar e promover junto dos bracarenses (citadinos e não só), turistas e demais visitantes que, por ocasião da Semana Santa ocorrem a Braga, todo um vasto património - material e imaterial -, inerente a estas manifestações de fé e religiosidade.

 

Além dos Guiões (estandarte que abre as Procissões) e demais bandeiras alusivas à quadra, cada Irmandade/Paróquia faz-se também representar no Cortejo, com um quadro bíblico mais significativo das suas Procissões e dos respectivos agrupamentos escutistas com as suas fanfarras.

 

Os Passos e a simbologia das Três cruzes

 

Este ano, pela primeira vez, o ‘Cortejo de Guiões’ integra ainda um conjunto de três cruzes - no início, a meio e no fim -, que pretendem significar a Paixão a Morte e a Redenção de Cristo.