Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Escultura da Burrinha assinala 20 anos de retoma da procissão

Para assinalar os 20 anos de retoma da Procissão da Burrinha, vai ser erguida, em 2019, uma escultura no Largo da Senhora a Branca. Pombinha é o nome da burrinha da procissão deste ano

 

A Procissão da Burrinha corre sobras rodas. A afirmação feita ontem pelo pároco de S. Victor, Sérgio Torres, na apresentação da da Procissão da Burrinha - Vós Sereis o meu povo que este ano apresenta um cartaz sui generis, desenhado pelo escritor e ilustrador Pedro Seromenho, que idealizou as figuras de Nossa Senhora com o Menino ao colo, S. José e a burrinha com um manto colorido e sobre rodas. Trata-se de um cartaz que apela ao imaginário infantil e que, segundo Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, visa precisamente fazer chegar a mensagem ao público infanto-juvenil.

 

Na conferência de imprensa de apresentação da procissão, que este ano assinala 20 anos da retoma da burrinha, o padre reforçou o compromisso de um forte empenho da comissão em valorizar, cada vez mais, esta procissão, e tudo o que é o património de uma comunidade que se estende a toda a cidade e de uma forma muito particular da Semana Santa em Braga, realçando a multidão que todos anos acompanham as procissões da Semana Santa.
Por sua vez, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, salientou o facto de esta apresentação decorrer no Dia da Mulher, lembrando o papel importante da mulher e o quadro número 18 que é o da fuga para o Egipto é centrado na burrinha, mas o tema é o quadro da família, onde Maria assume o papel central.

 

O cortejo bíblico envolve cerca de mil figurantes que vão dar corpo e alma aos 22 quadros que compõem a Procissão da Burrinha que sai à rua no dia 28.

 

Uma das novidades este ano é poder acompanhar a procissão em tempo real, através de uma aplicação, que vai permitir ter um estimativa de quanto tempo a procissão demora a chegar à sua posição da pessoa e saber em tempo real o quadro que está à sua frente.

 

De olhos postos no futuro, Ricardo Silva anunciou uma escultura alusiva à procissão da Burrinha como forma de assinalar o 20.º aniversário de retoma da procissão. Desafiamos o escultor bracarense, Alberto Vieira, para desenhar a escultura, que iremos tentar candidatar ao orçamento participativo do município de Braga, explicou o autarca de S. Victor, assegurando que, com ou sem orçamento participativo, a escultura será erguida, em 2019, no Largo da Senhora a Branca.

 

Na ocasião, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, salientou a união de toda a comunidade em tirno deste projecto, que agrega a paróquia e a junta de freguesia, sublinhando o carácter educativo e pedagógico que está sempre presente em todas as acções.

 

O sub-comissário da PSP, António Ochoa, deixou alguns conselhos à população para o dia da procissão, no sentido de reforçar as medidas de auto-protecção e evitar estacionar os automóveis fora do percurso da procissão.

 

Durante a Semana Santa, decorrem visitas guiadas, pelos alunos da Profitecla, às Igrejas de S. Victor e à Capela de Nossa Senhora Guadalupe, num roteiro acessível a todos.

 

[fonte: Correio do Minho]