Semana Santa
de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Mensagem aos turistas e peregrinos na Semana Santa de Braga


Caríssimo turista e peregrino,

 

É numa atitude de acolhimento fraterno que lhe dirijo uma palavra. Seja bem-vindo a Braga e à Semana Santa. Sinta-se em casa e viva alegremente connosco estes dias que, naturalmente, transmitem um profundo sentido de fraternidade que transcende raças e credos.

 

A Arquidiocese de Braga está empenhada em proporcionar-lhe momentos únicos de vivência espiritual. Na Catedral celebramos o essencial da Semana Santa e nas ruas levamos, em procissão, os sinais mais profundos do amor de Deus pela humanidade. Todas as cores, símbolos e sons que encontrar nas ruas ou nas diferentes igrejas foram pensados cuidadosamente para despertar em si o interesse pelo espiritual. Este é um tempo diferente. Abrace-o assim mesmo.

 

Na alma de todo o crente há sempre um coração profundamente sensível à realidade humana. Um espírito que luta por uma sociedade mais justa e mais humana. Para os cristãos, comprometer-se com a Humanidade é uma exigência de fé. Sei que nem todos têm fé. Talvez seja até o seu caso. Pode estar certo, todavia, que existiu um homem, de seu nome Jesus, que deu a sua vida pela Humanidade. Fê-lo para que acabasse ou diminuísse no mundo o ódio, a indiferença, a exploração, a guerra, o conflito, a pobreza e a desigualdade. Fê-lo para que acreditássemos que um mundo diferente é possível através do compromisso activo de cada um! Também acredita nisto?

 

Mesmo não o (a) conhecendo, desejo-lhe uma Páscoa plena de alegria e de serenidade. Estou próximo de si e desejo oferecer-lhe a minha sincera e desinteressada amizade. De Braga e da Semana Santa, leve consigo a certeza de que a vida pode ser melhor e que algures, mesmo se não tem fé, alguém reza por si.

 

O Arcebispo de Braga, amigo e presente.

† Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga

 

Veja o vídeo aqui