Semana Santa
de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Património Imaterial de Portugal

E declarada "De Interesse para o Turismo"

Distinções e Prémios


Património Imaterial de Portugal

O processo de candidatura a Património Imaterial de Portugal, está terminado. Isto é, depois de 14 meses de aturado trabalho na sua preparação, a candidatura foi já submetida na plataforma da Direção Geral do Património Cultural. Segue-se um período de 30 dias de avaliação da candidatura e 120 dias de consulta pública. Findo o qual será anunciada a integração na Lista do Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.

 

Património Imaterial da Humanidade

Entretanto, uma equipa composta por diversos membros da Comissão continua a preparação da candidatura da Semana Santa de Braga a Património Imaterial da Humanidade junto da UNESCO. Esta candidatura já foi despoletada junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Comissão Nacional da UNESCO, que aliás a acolheram muito bem. É possível que ainda em 2017 se possa formalizar, mas é um processo que nunca demorará menos de 2 anos a completar-se.

 

Declarada de Interesse para o Turismo

A Semana Santa de Braga ostenta, desde 2012, o título de “Declarada de Interesse para o Turismo”, outorgado pelo Turismo de Portugal, aliás o primeiro concedido em Portugal.

 

Medalha Municipal de Mérito 

O Município de Braga atribuiu, à Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, a "Medalha Municipal de Mérito — Grau Ouro", a 5 de dezembro de 2012, dia do padroeiro da cidade, São Geraldo.