Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Procissão dos Passos

 

A solene Procissão dos Passos oferece aos espetadores, em quadros alegóricos e encenação dramática, o mesmo que, na Missa de Ramos, foi lido no evangelho da Paixão e recorda-nos que Jesus «sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos» (1 Pd 2, 21). Nela desfilam as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; mas também Cireneus amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres. O próprio Jesus, o «Senhor dos Passos», levando a cruz às costas, atravessa as ruas da Cidade, como outrora percorreu as de Jerusalém. Integram-se na frente da procissão os guiões das Irmandades dos Passos do Arciprestado de Braga.

 

A procissão detém-se junto à igreja de Santa Cruz, para o Sermão do Encontro

 

No decurso deste sermão, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a “Senhora das Dores”.

 

-  Organizada pela Irmandade de Santa Cruz  -

 

Itinerário (ver também mapa interativo)

 

Segue o itinerário dos “Passos” ou “Calvários”:   Igreja do Seminário — Largo de Paulo Orósio — Rua do Alcaide — Campo de Santiago — Rua do Anjo — Largo Carlos Amarante (contornando-o) — Largo de S. João do Souto — Rua D. Afonso Henriques — Rua D. Gonçalo Pereira — Rua D. Paio Mendes — Av. S. Miguel-o-Anjo — Arco da Porta Nova — Rua D. Diogo de Sousa — Largo do Paço — Rua do Souto — Largo do Barão de S. Martinho — Rua de S. Marcos — recolhendo à Igreja de Santa Cruz.