Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Farricocos e obras de misericórdia cativam à participação na Semana Santa


Os emblemáticos farricocos da Semana Santa de Braga exibem-se agora em manequins estáticos em pleno Braga Parque, anunciando e promovendo as solenidades religiosas que se aproximam e que atraem milhares à cidade. A acompanhar os farricocos estão as 14 obras de misericórdia pintadas a óleo sobre tela pelo artista bracarense António Neto.

 

A exposição, intitulada ‘Passagem de Modelos ou Modelos de Passagem’, foi ontem inaugurada no piso 2 do shopping Braga Parque, precisamente no âmbito da programação cultural da Semana Santa de Braga e com vista a chamar a atenção para as majestosas procissões de 5.ª e 6.ª feiras santas.

 

O cónego Luís Miguel Rodrigues, presidente da Comissão da Semana Santa, frisou que o grande objectivo “é a divulgação” das solenidades da Semana Santa, “atendendo a que o espaço Braga Parque, ele próprio, já integra a cultura da cidade de Braga, sendo uma das suas mais emblemáticas salas de visita e o facto de esta exposição estar aqui é uma forma de darmos também esse sentido de unidade à cidade”.

 

O presidente da Comissão da Semana Santa de Braga referiu, ainda, que a exposição pretende também, através de uma mensagem simples, “atender àquilo que nos constitui enquanto humanos e cujos valores fundamentais são de matriz judaico-cristã e nos quais as obras de misericórdia constituem a base para a construção de uma sociedade mais justa e habitacional”.
Do ponto de vista de Ana Rodrigues, gestora de marketing do Braga Parque, sublinhou, na ocasião, que mais do que o patrocínio que o espaço comercial dá à Semana Santa, é importante mostrar como o espaço faz parte da vida da comunidade bracarense.

 

“São já 17 anos de vida deste espaço e, por isso, é também já indissociável juntar-se à divulgação da Semana Santa de Braga, até porque esta é já uma parceria sólida e que conta uma história muito bonita”, frisou a responsável. “Por aqui passam milhares de pessoas diariamente e penso que esta exposição aqui faz todo o sentido para a promoção das solenidades da Semana Santa, mostrando a quem aqui passa alguns dos momentos que marcam este período religioso”, destacou Ana Rodrigues, acrescentando que, “de ano para ano, se tem tentado trazer até ao espaço Braga Parque um pouco da história e do espólio da Semana Santa de Braga, como forma de a divulgar e dar a conhecer”.

 

[Fonte: Correio do Minho]