Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Programa da Semana Santa 2020 apresentado hoje

Ocorreu hoje, dia 4 de fevereiro, pelas 11h, na sacristia-mor da Sé Catedral de Braga, a conferência de imprensa de apresentação e lançamento do programa e cartaz da Semana Santa de Braga 2020.

 

A mesa era composta, da esquerda para a direita:

Dr. Luis Pedro Martins, presidente da entidade regional de turismo, Porto e Norte de Portugal
Dr. Ricardo Silva, presidente da J. de Freguesia de S. Victor e representante da Comissão da Procissão da Burrinha
Dr. Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga
Ver. Cónego Avelino Marques Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga
Dr. Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga
Dr. Luis Rufo, provedor da Irmandade de Santa Cruz
Dr. Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial de Braga

 

Transcreve-se o comunicado que o senhor presidente da Comissão elaborou e transmitiu:

 

1. O programa celebrativo da Quaresma e Semana Santa em Braga, neste ano de 2020 e à semelhança do que vem acontecendo há algumas décadas, é um programa vastíssimo, no número e diversidade das iniciativas que apresenta. Nesse sentido, seria de todo inoportuna uma abordagem global, permitindo-me, por isso e neste momento, referir apenas algumas das iniciativas, que se impõem pela sua particular relevância, ou pela novidade de figurarem pela primeira vez no nosso programa.

 

2. Inicio pela presença entre nós da comunidade de São Vítor, e da sua Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha. Embora trabalhando desde há muito tempo em estreita colaboração, este ano, por iniciativa e vontade de ambas as partes, São Vítor passou a fazer parte da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga. No respeito pela autonomia de cada um dos seus promotores, como sempre foi, e é apanágio desta Comissão com todos os seus promotores, não podemos deixar de registar este facto, pela importância e mais-valia que se torna, para todas as partes envolvidas, fazermos parte de um mesmo grupo de trabalho. Bem-vindos, e muito obrigado pela vossa participação!

 

3. Um outro aspecto relevante no programa do ano presente é a publicação do livro “A Semana Santa de Braga”. Com textos do doutor Rui Ferreira e fotografia de Hugo Delgado, o livro aborda a história, os acontecimentos e os protagonistas dos principais cerimoniais que integram a Semana Santa de Braga, e que se tornará, por mérito próprio, na sua obra de referência. Será uma publicação bilingue, de cerca de 200 páginas e boa qualidade de impressão, coeditada com a Editorial Afrontamento. A sua apresentação está marcada para o dia 04 de Abril às 16h00, na Igreja de Santa Cruz. Esta é uma obra que tínhamos anunciado no ano passado, mas, por motivos que nos foram alheios, não foi possível concretizar. Esta espera, contudo, traduziu-se numa maior qualidade da edição e sua divulgação, porque a qualidade e profundidade do seu conteúdo já estavam assegurados!

 

4. Quanto à imagem visual escolhida para este ano, como é facilmente observável no cartaz, inspira-se no Santuário do Bom Jesus do Monte. Quisemos, deste modo, prestar o nosso tributo pela declaração como Património Cultural da Humanidade, por parte da Unesco, até porque esta instância e o seu edificado são memorial do mesmo mistério que nós celebramos: a paixão, morte e ressurreição do Senhor. Pela primeira vez no nosso programa, e por iniciativa conjunta com a Confraria do Bom Jesus, teremos uma visita guiada aos escadórios e suas capelas, no dia 28 de Março pelas 10h00, com início junto ao pórtico.

Já quanto à decoração das ruas, e pela necessidade que havia de substituição de um número significativo de elementos, devido ao desgaste que o decorrer dos anos lhes provoca, apresentaremos um visual renovado, inspirado na arte barroca, tão presente nesta cidade, e que escolhemos pela sua beleza e nobreza, duas características reconhecidas nas nossas celebrações, procissões, e no programa cultural que as preparam.

 

5. “Desvendar a Semana Santa a brincar”, é algo que este ano se torna possível, com uma iniciativa resultante da acção desenvolvida pelo Grupo de Envolvência desta Comissão. O objectivo é permitir às gerações mais jovens, e de uma forma lúdica e divertida, desvendar a riqueza e o significado das celebrações, procissões e de todo o património referentes à Semana Santa em Braga. Os materiais produzidos para esta iniciativa poderão, a seu tempo, ser encontrados gratuitamente, no Tesouro-Museu da Sé, no Posto de Turismo, e nas igrejas onde decorrem as principais celebrações.

 

6. Refiro, ainda, do programa deste ano, os dois concertos que são responsabilidade directa desta Comissão:
- no dia 06 de Abril a Sé Catedral acolherá a Orquestra do Norte, interpretando o “Requiem” de João Domingos Bomtempo (1775-1842), obra composta “Á memória de Camões”, e que se distingue pela diversidade das tramas vocais e instrumentais, que muito favorecem a compreensão do trecho litúrgico.
- já no tempo pascal, celebrando as Alegrias de Nossa Senhora, festa do Próprio Bracarense, será a vez da Sinfonietta de Braga, às 21h30 de 16 de Abril na Igreja de São Paulo, com o Concerto de Pascoela.

 

7. A última referência, à parte do nosso programa, é sobre a nossa participação na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, de que somos membros fundadores e cuja acta fundacional foi assinada precisamente aqui em Braga há um ano.
Do seu programa anual, destacamos a realização do Congresso “Semana Santa” a decorrer no mês de Junho em Palermo (Itália), e a publicação de uma obra de referência, “Semana Santa: uma tradição viva”. São dois marcos importantes rumo à candidatura ao Instituto dos Itinerários Culturais do Conselho Europeu, que será apresentada em Setembro no Luxemburgo. A validação desta candidatura permitir-nos-á alargar o reconhecimento da Semana Santa de Braga como referente religioso e cultural a nível europeu, e mesmo internacional.

 

Braga, 4 de fevereiro de 2020