Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Anúncio do lançamento do Prémio Con. Jorge Coutinho

O Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho terá a sua primeira edição no presente ano, com a abertura do concurso, que agora se anuncia.


A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga tem como objetivo promover a realização das solenidades quaresmais, valorizando-as. Está, por outro lado, consciente de que a investigação académica ajuda à sua melhor compreensão e, por isso mesmo, a dignificar a sua realização.

 

A Comissão está também grata a todos os que a antecederam, ao longo dos séculos e no passado recente, e que tornaram possível a dimensão e a qualidade que as cerimónias da Quaresma e Semana Santa adquiriram em Braga. Por isso, atribuí o nome do Cónego Jorge Coutinho a este Prémio, quer pelo seu empenho nesta Comissão, quer pela sua dedicação à academia bracarense.

 

O “Prémio de Investigação Cónego Jorge Coutinho” é um prémio bienal instituído pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, destinado a premiar o melhor trabalho de investigação sobre a Quaresma e Semana Santa bracarenses, nas diversas áreas do saber, como, por exemplo, Artes, Arquitetura, Economia, Estudos de Religião, Gestão, História, Teologia, entre outras.

 

O Prémio tem um valor pecuniário de 1.500 € (independentemente do número de trabalhos premiados), e será atribuído depois de avaliado por um júri, constituído pelas seguintes personalidades:

 

Avelino Marques Amorim, presidente o júri
Francisco Ribeiro da Silva, professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa
Maria Marta Lobo de Araújo, professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Rui Ferreira, mestre em Património e Turismo Cultural e doutorando em Estudos Culturais

 

Alguns dados referentes a esta edição:
• Até 30 de novembro do ano ímpar: receção dos trabalhos candidatos
• Até 28 de fevereiro do ano par: validação e avaliação pelo júri
• Semana Santa do ano par (2020): entrega do prémio em cerimónia pública

 

O Regulamento do Prémio e demais informação relacionada pode ser consultada neste link.