O 1º Congresso 'Semana Santa, um Património Comum' reunirá 9 oradores de 3 países e 23 comunicações
• O evento, organizado pela Rede Europeia de Celebrações da Páscoa e da Páscoa, será realizado nos dias 12 e 13 de março em formato online
• Será estruturado em cinco áreas temáticas onde trabalhará, numa perspetiva global, procurando os elementos históricos e tradições partilhadas
• Até à data, cerca de 200 participantes de diferentes países já se inscreveram, na maioria de Itália, Portugal e Espanha
A Rede Europeia das Celebrações da Páscoa e da Páscoa terá lugar nos dias 12 e 13 de março, em formato online, o 1º Congresso “Semana Santa, um Património Comum” com o objetivo de abordar a Páscoa na Europa numa perspetiva global, procurando destacar os elementos históricos e rituais partilhados, bem como o estudo da validade das celebrações da Páscoa a nível europeu.
O evento será dividido em cinco áreas temáticas: a Páscoa como património europeu comum; História e a Antropologia da Páscoa na Europa; manifestações artísticas; o impacto da Páscoa no campo do turismo e o papel da colaboração e do intercâmbio que a criação de uma rede europeia poderia desempenhar. Tudo isto numa altura em que a celebração do festival está sujeita às limitações que surgem com a crise de saúde do Covid-19 e onde é de vital importância valorizar este património comum.
A programação contará com a participação de 9 oradores de 3 países, ministrados por professores de diferentes universidades, como os de Sevilha, Palermo, Granada ou Valladolid, entre outros, e especialistas na área das diferentes instituições, bem como a apresentação de 23 comunicações de especialistas na tradição da Páscoa e Páscoa dos diferentes países que compõem esta Rede Cultural.
Por seu lado, os eventos de abertura e encerramento do congresso terão a participação de representantes da Unesco, do Ministério da Cultura de Espanha, do Instituto Europeu de Itinerários Culturais e de uma representação dos países que têm presença na Rede. Até à data, registaram-se cerca de 200 participantes de diferentes nacionalidades, a maioria em Itália, Portugal e Espanha. O período de inscrição, totalmente gratuito, permanece aberto através do site www.congresosemanasanta.eu.
Esta ação é uma das atividades que a Rede Europeia de Celebrações da Páscoa e da Páscoa está agendada para este ano 2021. Este evento insere-se no compromisso desenvolvido pela rede de investigação e divulgação de tradições relacionadas com a Páscoa e mais um passo no processo de desenvolvimento da candidatura da Rede Europeia de Celebrações da Páscoa e da Páscoa como Itinerário Cultural Europeu.
Sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e dela fazem parte a Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, Sicília (Itália); o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa de Braga, de Portugal; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminhos da Paixão: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil, em Córdoba e Carmona, Écija, Osuna y Utrera, em Sevilla. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
O seu objetivo é promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as celebrações da Páscoa e da Páscoa através de ações que valorizam este património, promovem o desenvolvimento turístico sustentável em seu redor e contribuem para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação.
Programa
12 DE MARÇO
09:30
Inauguração
• Rosário Andújar, Presidente da Rede Europeia das Celebrações da Páscoa e da Páscoa
• Sérgio Ortega, jefe de serviço doRegime Jurídico Europeu e programas daSub-Direção Geral de Gestão e Coordenação da Propriedade Cultural do Ministério da Cultura edos Transportes do Governo deEspanha
• Carolina Clark, gestora de projetos no Instituto Europeu de Itineráriosdo Ultural C
• Patrizia Monterosso, diretora general de la Fondazione Federico I,Sicília, Itália
9:45
Conferência inaugural. "Semana Santa como Património Comum", Prof. Dr. José Luis Alonso Ponga (Universidade de Valladolid)
10:30
A conferência. "Pasado y presente de la Semana Santa en Portugal", Dr. Rui Ferreira (Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização)
11:00
Conferência. "Notas históricas sobre a Semana Santa na Andaluzia", Prof. Dr. Miguel Luis López-Guadalupe (Universidade de Granada)
11:30
Conferência. "Semana Santa nas Estradas de Espanha", Dr. António Luis Galiano (Cronista oficial da Cidade de Orihuela)
12:30
Apresentacão de Comunicações:
Moderador Dr. Rui Ferreira (Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização)
• Evolução da Páscoa de Cabra. A carta do Bispo Alburquerque às irmandades (31-1-1859) e as suas consequências. Antonio Ramón Jiménez Montes.
• Semana Santa na Itália entre História e Literatura. Giuseppe Rando
• Melilla Easter: um recurso para conhecê-la melhor. Fernando Saurel Hernández
• Paisagens sonoras da Semana Santa no sul de Itália: alguns exemplos de intersecção entre a oralidade, a escrita e a dramatização. Giuseppe Giordano.
• José Navia Campos, imager e cerâmica. José Angel Campillo
• Doações e ofertas aos mosteiros hierárquicos: experiências e gratidão dos reis pelas suas boas-vindas durante a Semana Santa. Miguel Herguedas.
15:30
Apresentação de Comunicações. Moderador Júlio Grande (coordenador do Comité Científico da Rede Europeia das Celebrações da Páscoa e da Páscoa)
• Facetas do papel do capataz costaleros na Páscoa de Sevilha. Rafael Moreno Rodriguez; Rios Moisés Bermúdez.
• Ritos e costumes da Semana Santa em Oaxaca (México). Pierpaolo Lopreiato.
• Maria na Cruz: uma reflexão teológica. Ana Rotundo.
• Razões para as conchas da Costa Rica na Páscoa de Sevilha. Rafael Moreno Rodriguez; Rios Moisés Bermúdez.
• A processão da Naca del Venerdí Santo em Catanzaro e a "Reale Arciconfraternita dei Santi Giovanni Battista e Evangelista de i Cavalieri di Malta ad Honorem". Roberto María Naso.
• Literatura na Semana Santa da Andaluzia. Um caminho de expressão de emoções. José Carlos Pérez Arias
17:00
Conferência. "Irmandadese Irmandades: Transformae Realidade Atual das Comunidades Portadoras." Prof. Salvador Rodríguez Becerra. (Universidade de Sevilha) e Prof. Dr. Salvador Hernández González (Universidad Pablo de Olavide)
17:30
Conferência. "A linguagem do imaginário na Páscoa. Evolução e realidade atual", Prof. Dr. Juan Jesús López Guadalupe. (Universidade de Granada)
18:00
Apresentação de Comunicações:
• Rito e espaço da Via Crucis. A ermida do Calvário de Cabra. Antonio Ramón Jiménez Montes.
• Os disciplinantes de São Vicente de la Sonsierra: a sobrevivência de uma tradição. Júlio Grande
• Sociedade de consumo, banalidade e imagens procissórias. "Imagens neo-ortodoxas". Francisco J. Martín López.
• Devoções expostas: a difícil musealização da Páscoa. Ruben Sánchez Dominguez.
• Os museus da Semana Santa na província de Alicante (Espanha). Francisco Zaragoza.
• Impressão e irmandades sevilhanas no século XVIII: o despertar da informação da irmandade. Ma del Carmen Montoya.
13 DE MARÇO
09:30
A conferência. "Imagine e imaginários. Semanas santas como atração turística." Prof. Dr. Antonio Miguel Nogués (Universitas Miguel Hernández)
10:15
Apresentação de Comunicações:
• Os museus da Páscoa como referência para o turismo apaixonado. Sérgio Lledó.
• Museu da Semana Santa do Leão: história de um sonho. Carlos García Rioja.
• Musealização do Partido. O caso do Museu da Semana Santa de Montoro. Pedro Delgado Guerrero.
• Da lauda religiosa à sua representação entre ordens de mendigo e Irmandades. Martino Michele Battaglia
11:30
Conferência "A Rede Europeia das Celebrações da Páscoa: Uma Aposta para a Salvaguarda do Património Imaterial", Júlio Grande (coordenador do Comité Científico da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e da Páscoa) e Encarnação Giráldez (gerente da Rede de Caminhos da Paixão)
12:00
Conferência de Encerramento "Realidade atual e futura das Celebrações da Semana Santa", Prof. Dr. Ignazio Buttitta (Universito degli Studi di Palermo)
13:00
Conclusões do Congresso
13:30
Encerramento
• Doutora Patrizia Nardi,eespecialista navalorização do património cultural e candidaturas da Unesco
• Cónego Avelino Amorim, representante da Comissão da Semana Santa de Braga em Portugal
• Joze Stukl, representante da celebração da Páscoa de Skofja Loka na Eslovénia
• George Agius,coordenador em representação daBirgu TownHall em Malta
• Rosário Andújar, Presidente da Rede Europeia das Celebrações da Páscoa e da Páscoa
Para mais informações, pode visitar o site da Rede Europeia de www.holyweekeurope.com ou o site da www.holyweekconference.eu.