Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Programa 2024 apresentado hoje

A apresentação pública do programa da Semana Santa para 2024 decorreu hoje, 7 de fevereiro, das 11h às 12h, na sacristia-mor da Sé Catedral de Braga.

 

Transcreve-se em seguida a alocução proferida pelo Presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, reverendo cónego Avelino Marques Amorim:

 

"Tornamos hoje oficial o programa das celebrações da Quaresma, Semana Santa e Páscoa em Braga, a mais antiga e significativa celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo em Portugal, que vem sendo preparado há já alguns meses pela Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa. Um programa que manifesta a nossa responsabilidade enquanto parte integrante do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, como membro fundador da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, bem como a declaração de Interesse para o Turismo pelo Turismo de Portugal, a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, procurando sermos justos e gratos ao património religioso e cultural herdado, assim como de abrir caminhos de futuro com a dignidade que a Semana Santa em Braga nos merece.

 

As celebrações da Catedral, o Lausperene Quaresmal, as procissões e expressões da fé, continuam a merecer a primeira atenção, como celebração dos mistérios da Paixão da Morte e da Ressurreição do Senhor. A partir daqui, procuramos construir um programa cultural e de dinamização local, que predispõe e prepara convenientemente todos e cada um daqueles momentos.
Como podem verificar pelo material disponibilizado, em suporte material e digital, voltamos a apresentar um programa vasto e de excelência, quer nos concertos realizados – e permitam que sublinhe o grande concerto de terça feira santa na Sé Catedral, pela Orquestra e Coro do Distrito de Braga com a execução de três obras: Caminhos – dor, luz e esperança (Sofia Sousa Rocha); Miserere (João Evangelista Pereira da Costa); Lux Aeterna (Morten Lauridsen).

 

Há também todo um leque diversificado de manifestações religiosas, de práticas devocionais, de eventos culturais, e de animação local, que nos permitirão vivenciar, de forma intensa e profunda, a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

 

Este ano, continuamos a aproximar-nos das gerações mais jovens, como mostra a primeira obra do concerto referido, assim como o 3º Concurso Escolar “A Semana Santa de Braga” para as escolas do ensino básico; a participação dos colégios na procissão de sexta feira santa; a animação de rua pela Associação Project’Art.

 

Ainda na juventude, haverá este ano, pela primeira vez, um momento de oração na Igreja de São Lázaro, na noite do Domingo de Ramos, para os jovens da Arquidiocese de Braga, orientado pelo Departamento da Pastoral de Jovens. Com a Escola Profitecla, protocolamos a colaboração dos seus alunos na divulgação do nosso programa, bem como o apoio informativo aos nossos visitantes pelo espaço de duas semanas (18 a 30 de março).

 

Estamos também a dar os primeiros, mas significativos, passos para que o Centro Interpretativo, enquanto espaço museológico também, possa acontecer muito em breve. Neste momento, com a colaboração do Cabido e do Museu Pio XII, temos já o espaço definido: a Torre Medieval, também conhecida por Torre de Santiago. Não será para este ano, uma vez que é necessário proceder à recolha de materiais, e definir a museografia do espaço. Mas esperamos proceder à sua inauguração e abertura na Páscoa de 2025 ou muito próximo desta data. Tudo para que, quem visita Braga fora do arco temporal da Semana Santa, possa conhecer e experienciar a forma como esta data é celebrada em Braga por excelência.

 

Concluindo, a Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Braga assumem uma importância já de todo reconhecida para a cidade e para a região, pelo impacto turístico, económico e social que tem proporcionado. Tudo isto em consonância com o impacto religioso e espiritual, pela forma como nos permitem viver e celebrar este período central da fé e da liturgia cristãs. Um programa só possível graças ao contributo e empenho das instituições promotoras, dos parceiros que nos apoiam, e da participação de tantas pessoas que nos oferecem a sua colaboração. Em nome da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga a todos o nosso muito obrigado, nomeadamente a vós, aos órgãos de comunicação social, que tendes tomado um papel significativo na divulgação do nosso programa e da vivência da Quaresma e Páscoa em Braga."