Semana Santa
de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Compasso Pascal

O dia da Páscoa da Ressurreição é vivido no norte de Portugal, e particularmente em Braga, inspirado numa multissecular tradição, que lhe confere um sentido destivo e celebrativo ímpar.

Desde os primórdios, a Igreja promoveu a Bênção das Casas, em dias diferenciados segundo cada época e cada região, mas privilegiando o tempo pascal, numa referência à primeira Páscoa, e à providência de Deus assinalada nas soleiras do Egito.

Mais tarde, em plena Idade Média, esta forma ritual de bênção torna-se mais solene. A dimensão geográfica das paróquias e a suficiência de clérigos, permitia colocar a visitação e a bênção de todos os lares no próprio dia de Páscoa. Tomou, por isso, o nome de Visita ou Compasso Pascal.

Em nossos dias, e pela estreita relação do único mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, celebrando ao longo do Tríduo Pascal, o grupo visitador é presidido pelo pároco (ou alguém por si delegado) e constituído por alguns membros da comunidade paroquial. Conservando o rito de bênção das casas, inclui também um momento de oração comunitária e familiar, e termina como o ósculo da Santa Cruz, ou outro sinal de adoração.

Depois de, como os primeiros discípulos, anunciarem aos irmãos que o Senhor ressuscitou verdadeiramente e vive para sempre, o dia termina reunindo todos os grupos visitadores em solene e festiva procissão.

 

 

Indica-se em seguida o programa da visita pascal das paróquias do centro da cidade:

 

 

1 de abril  |  Domingo de Páscoa  |  Santo Adrião


8h00 Início da VISITA PASCAL com a Eucaristia às 8h00 da manhã. Termina a visita pascal pelas 13h00. Às 18h00, procissão desde a capela de Santo Adrião, integrando os 22 grupos da visita pascal, até à Igreja paroquial, onde é celebrada a Eucaristia de encerramento de Compasso.

 

 

1 de abril  |  Domingo de Páscoa | São Lázaro


8h00 Celebração da EUCARISTIA às 8h00 e 17h30. O Compasso Pascal, composto por 26 grupos, visita as famílias com início às 9h00 e conclusão às 13h00.

 

 

1 de abril  |  Domingo de Páscoa | São Vicente


9h00 A VISITA PASCAL inicia às 9h00 e termina às 14h00. Às 18h30 inicia a Procissão das Cruzes, desde o largo dos Penedos até à Igreja de São Vicente, onde é celebrada eucaristia às 19h00.

 

 

1 de abril  |  Domingo de Páscoa | Sé/São João Souto/Cividade


8h30 EUCARISTIA às 8h30 com particiação de todos os grupos de Visita Pascal. Às 9h30 saída de todos os grupos em visita pascal pelo centro Histórico.

11h00 VISITA PASCAL à Câmara Municipal.

11h30 EUCARISTIA presidida por Sua ex.cia Rev.ma o Senhor Arcebispo Primaz.

18h00 EUCARISTIA

 

 

1 de abril  |  Domingo de Páscoa | Maximinos


8h00 Na paróquia de Maximinos, a VISITA PASCAL faz-se de manhã. Começa com a Eucaristia às 8h00. Pelas 9h00, saída do Compasso Pascal que se prolonga até Às 13h30. Eucaristia pelas 19h00.

 

 

1 de abril  |  Domingo de Páscoa | São Vitor


9h00 A VISITA PASCAL incia às 9h00 com saída dos Compassos Pascais (26 grupos), desde a Igreja Paroquial. Por volta das 19h00 reúnem-se na Rua Elísio de Moura (junto da Farmácia Pimentel), de onde se dirigem, em solene procissão, para a Igreja Paroquial, concluindo com a celebração da Eucaristia.

 

 

2 de abril  |  Segunda-feira de Páscoa | Sé/São João Souto/Cividade


9h00 Pelas 9h00, saída da Sé Catedral de 4 grupos de VISITA PASCAL acompanhados por Banda de Música. Às 9h30 Eucaristia na capela de Nosso Senhor das Ânsias, seguida de Visita PAscal.

20h00 SUBIDA DA RUA DA BOAVISTA (CÓNEGA), em cortejo, dos quatro grupos de Visita PAscal, seguidos pelo povo, rumo à Catedral, onde há um tempo de adoração do Santíssimo e Bênção