De 29 de Março a 5 de Abril, Braga volta a viver intensamentea Semana Santa, que para além de manter todas as suas expressões da fé cristã, mantém a aposta num vasto programa cultural, elaborado com o contributo de todas as entidades que integram a Comissão da Quaresma e Semana Santa de Braga.
O programa de 2026 foi apresentado hoje, dia 12 de fevereiro, publicamente, na Sacristia-Mor da Se Catedral, destacando-se como novidade a aposta no reforço da presença no mundo digital e nas redes sociais, desde o início da Quaresma até ao final de Abril.
Em colaboração com uma jovem empresa bracarense da área do marketing digital e da comunicação estratégica, o objectivo da Comissão é chegar ao público mais jovem, como explicou o cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga. “Vamos procurar, semanalmente, ter uma presença mais regular no mundo digital e nas redes sociais para fazer chegar a
nossa mensagem às gerações mais jovens, que sabemos que é sobretudo aí, nesse mundo, que conseguimos comunicar com elas”, explicou.
O cónego Avelino Amorim sublinhou que ‘‘a experiência espiritual é o centro à volta do qual gravita toda a programação da Semana Santa”, realçando que ‘‘todas as celebrações da fé cristã
continuam a ser o fundamento que nos orienta enquanto Comissão”.
Destacou depois alguns momentos do programa, que arranca já na Quarta-feira de Cinzas, o início da Quaresma. ‘‘De 18 de Fevereiro a 5 de Abril, encontramos em Braga a oportunidade de percorrer um itinerário espiritual que contempla também a iniciativa ‘24 Horas para o Senhor’, diversas propostas de celebração de Via Sacras e Santos Passos, celebrações penitenciais e a possibilidade do Sacramento da Reconciliação”, destacou.
Tendo em vista a envolvência da comunidade, volta a realizar-se o concurso de desenho ‘A Se mana Santa de Braga’, com a participação das crianças do 1º Ciclo e consequente exposição dos trabalhos no Tesouro-Museu da sé e vai também ser dinamizado o II Concurso de Criatividade Sénior ‘Cruzes Floridas’. Na área da inclusão e sustentabilidade, a Comissão volta a disponibilizar espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, nos percursos das procissões e nas celebrações. Novidade no programa é a Via Sacra ‘Da tradição à inclusão’, a 2 de Abril, com a colaboração do IRIS – Instituto de Reabilitação e Integração Social. No âmbito da sustentabilidade, a Comissão vai voltar a contar com serviços especiais dos TUB para as grandes procissões.
No ano passado, o estudo de impacto ambiental da Semana Santa revelou que a pegada ecológica do evento ‘‘é significativamente reduzida’’, mas mesmo assim a Comissão vai concretizar uma plantação de árvores no concelho, para “mitigar ainda mais” essa pegada.
Do vasto programa cultural, o cónego Avelino destacou dois momentos. A 14 de Março, no espaço Vita, é inaugurada a exposição ‘os Loghismoí’ de Giancarlo Pavanello. Nesse âmbito vai ser apre-
sentado, a 30 de Março, o livro ‘A estrela e o espelho’, com Guilherme Macedo, director do Serviço de Gastroenterologia do Hospital de S. João, D. Nélio Pereira Pita, bispo auxiliar de Bra-
ga, e de José Teixeira, presidente do grupo dst e zet gallery. O segundo momento acontecerá a 31 de Março, na Sé Catedral, e será um grande concerto com o Coro e Orquestra do Distrito de Braga, que apresentará a obra ‘Credo’ de Sousa Monteiro, a partir de manuscrito do século XIX encontrado no acervo da Biblioteca do Seminário Conciliar de Braga.
O cónego referiu ainda que vão decorrer várias iniciativas dirigidas ao público infanto-juvenil, que terão como palco o Palácio do Raio, o Museu Pio XII, o Tesouro-Museu da sé e o Braga Parque.
Por seu turno, João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, realçou a importância do apoio da Autarquia à Semana Santa para dar continuidade a esta tradição religiosa. “Enquanto Autarquia, nós temos a obrigação de continuarmos a prestar todos aqueles que são os apoios que são necessários para que tudo se desenvolva da melhor maneira, não esquecendo que, para além da Semana Santa, ao longo de toda a Quaresma, há uma série de iniciativas que se vão reproduzindo e repetindo todos os anos em diversas freguesias da cidade. É uma tradição que se vai vivendo em todo o território, não só no centro da cidade. Agradecemos a todas as instituições que têm vindo a colaborar na organização da Semana Santa e da Quaresma, a todas as empresas e às empresas municipais”, salientou o edil.
O autarca enalteceu a grandeza das celebrações que representam a identidade coletiva da cidade. “É uma oportunidade de mostrar a cidade, aquilo que somos e aquilo que conseguimos produzir enquanto comunidade”, expressou João Rodrigues.
Bernardo Reis, provedor da Santa Casa da Misericórdia, lembrou o crescimento que a Semana Santa de Braga tem vindo a ter ao longo dos anos, tanto a nível nacional, como internacional. “Os atos religiosos são intrínsecos à essência da Semana Santa”, frisou, anunciando que este será o seu último ano como provedor da Santa Casa da Misericórdia.
Por seu lado, Fernando Rodrigues, provedor da Irmandade de Santa Cruz, afirmou que a Semana Santa “é uma festa de Braga, para Braga e para o Mundo, sempre com foco na vivência, morte e paixão de Cristo”.
Também presente, Alberto Alves, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, informou que a Procissão da Burrinha contará com cerca de 800 figurantes, com quadros bíblicos, num total de mil pessoas envolvidas na sua organização.
Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga, espera que a Semana Santa volte a ter um grande impacto económico na cidade e ultrapassar os números de 2025, que contaram um máximo histórico de 14,6 milhões de euros, tendo expectativa que este ano possa ter um crescimento de 5 a 10%, ou seja, 16 milhões de euros.
Por fim, Marco Sousa, diretor operacional do Turismo Porto e Norte, deu conta que a Semana Santa é das celebrações que mais projeta Braga em termos internacionais. “A Semana Santa é única, e é por isso que a devemos promover pelo mundo fora”, sublinhou, enaltecendo o trabalho das diversas instituições que têm permitido essa projeção.
O programa completo para este ano pode ser acedido a partir da homepage do sítio oficial ou consultado aqui.