- As novas cidades são, Crevillente (Espanha), Korcula (Croacia) e Licodia Eubea (Italia) que se juntam às outras 37 cidades que já integram a Rede Europeia
- Nesta Assembleia Geral Ordinária foi aprovado a realização do III Congresso da Rede Europeia que decorrerá nas cidades de Ovar e Santa Maria da Feira, de 8 a 10 de Outubro de 2025
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, na sua última Assembleia Geral Ordinária, que decorreu via online, no dia 12 de Outubro, aprovou a adesão de três novas cidades.
As cidades são, Crevillente (Espanha), Korcula (Croacia) e Licodia Eubea (Italia) que se juntam às outras 37 cidades de países como a Croácia, Eslovénia, Malta, Itália, Espanha, Portugal e Sérvia. Segundo o Presidente da Rede Europeia, Sergio Velasco, estas novas incorporações “vêm reforçar o nosso trabalho de preservação e divulgação das tradições da Semana Santa e Páscoa existentes no continente europeu”.
Também nesta Assembleia foi aprovado a realização do III Congresso da Rede Europeia que decorrerá nas cidades de Ovar e Santa Maria da Feira, de 8 a 10 de Outubro de 2025. Este evento ocorre a cada dois anos, tem por objetivo aprofundar a dimensão europeia deste património comum, mas diverso. Este congresso reunirá especialistas de diferentes nacionalidades e áreas de estudo e pretende contribuir para o intercâmbio e cooperação científica das tradições da Semana Santa. O programa oficial do III Congresso será apresentado na Quaresma de 2025.
Também foram debatidos outros assuntos como, o plano e linhas de trabalho para o ano de 2025, ações a desenvolver pelo seu Comité Científico que, atualmente, é coordenado pelo bracarense Rui Ferreira.
Sobre os dias da Rede Europeia, em Braga, que ocorreram de 4 a 20 de outubro
A Comissão da Semana Santa de Braga aproveita para dar nota das atividades realizadas no âmbito da celebração dos dias da Rede Europeia que decorreram no passado mês de Outubro na cidade de Braga.
Entre os dias 4 e 20 de Outubro de 2024 foi celebrada a III edição Dia da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa. A Comissão da Semana Santa de Braga integrou o programa de celebrações com a realização das diferentes atividades.
Durante o dia 13 de outubro, o Tesouro-Museu da Sé de Braga proporcionou a entrada gratuita a todos as pessoas que, nesse dia, desejaram visitar a exposição permanente deste Tesouro-Museu.
Também no Tesouro-Museu, foram realizadas várias sessões de fantoches dirigidas às crianças do pré-escolar e 1º ciclo. Com estas apresentações contou-se a história do farricoco em rimas. Esta iniciativa deu a conhecer de forma divertida e educativa, as tradições da Semana Santa, concretamente, uma das figuras mais emblemáticas das suas procissões.
Dando continuidade à divulgação do património cultual e arquitetónico associado à Semana Santa de Braga, foram realizadas duas visitas guiadas.
O percurso foi escolhido tendo por objetivo contemplar a história e manifestações da Semana Santa de Braga. Nestas visitas foram percorridos espaços emblemáticos da cidade como a Igreja do Pópulo, Catedral de Braga, Igreja da Misericórdia e Igreja de Santa Cruz.
No conjunto das diferentes atividades participaram 422 pessoas, entre adultos e crianças.
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa criada em 2019 é uma organização que trabalha em prol da difusão das tradições relacionadas com a Semana Santa e Páscoa salvaguardando, deste modo, o seu rico património. Um dos seus objectivos primordiais é contribuir para um maior conhecimento dos valores de um rico legado, ainda vivo em grande parte da Europa. Um legado que combina notáveis diferenças locais, com uma ampla difusão como elemento comum de muitas regiões.
Mais informação em www.holyweekeurope.com