A Semana Santa de Braga é o tema do próximo Itinerarium numa visita à Cidade Vivida.
“A Semana Santa de Braga” é o tema do próximo Itinerarium, que vai decorrer a 23 de Março, pelas 10h00, tendo como ponto de encontro o Palácio do Raio. Inserida na temática da “Cidade Vivida”, a visita guiada será orientada pela Coordenadora do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, Manuela Machado.
A participação é de entrada livre, mas os interessados deverão efetuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.
Nesta jornada pelo património bracarense será abordada a participação da Misericórdia de Braga nestas solenidades maiores do calendário litúrgico católico, em particular na organização da procissão do Senhor “Ecce Homo”, uma das mais imponentes da Semana Santa de Braga. Através da visita guiada que terá como ponto de partida o Palácio do Raio, os participantes terão oportunidade de apreciar algum património móvel secular ligado a esta prática, seguindo depois para a igreja da Misericórdia, não deixando de abordar a história dos icónicos “farricocos”, personificação dos penitentes que ao longo dos séculos integraram esta manifestação.
O Itinerarium é uma iniciativa promovida pelo município de Braga em parceria com a Universidade do Minho, para a promoção do conhecimento do património bracarense, dividindo-se em 4 eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. No programa de visitas e sessões de história local que decorre até ao final do ano prevê-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da História bracarense.
Refira-se que o projeto conta com a curadoria científica da Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho