Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

Apresentado o programa 2023

Decorreu hoje, 14 de fevereiro de 2023, na Sé Catedral de Braga, a apresentação pública do programa da Semana Santa para este ano.

 

Transcreve-se em seguida a alocução proferida pelo Presidente da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Marques Amorim:

 

"Tornamos hoje público, nesta conferência de imprensa, o programa das celebrações da Quaresma, Semana Santa e Páscoa em Braga, a mais antiga e significativa celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo em Portugal.

 

Fazendo parte há um ano passado do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, sendo membro fundador da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, tendo sido declarada de Interesse para o Turismo pelo Turismo de Portugal, com Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, sentimos no seio da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga, a responsabilidade acrescida de sermos justos e gratos ao património religioso e cultural herdado, assim como de abrir caminhos de futuro com a dignidade que a Semana Santa em Braga nos merece.

 

Assim, as celebrações da Catedral, o Lausperene Quaresmal, as procissões e expressões da fé, continuam a merecer a primeira atenção, como celebração dos mistérios da Paixão da Morte e da Ressurreição do Senhor. A partir daqui, procuramos construir um programa cultural e de dinamização local, que predispõe e prepara convenientemente todos e cada um daqueles momentos.

 

Como podem verificar pelo material disponibilizado, em suporte material e informático, voltamos a apresentar um programa vasto e de excelência, quer nos concertos realizados – e permitam que sublinhe o grande concerto de terça feira santa na Sé Catedral, pela Orquestra e Coro do Distrito de Braga com a Paixão Segundo São Lucas do compositor bracarense Joaquim dos Santos. Há também todo um leque diversificado de manifestações religiosas, de práticas devocionais, de eventos culturais, e de animação local, que nos permitirão vivenciar, de forma intensa e profunda, a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

 

E porque as celebrações em Braga são já um referencial, quisemos este ano acrescer o nosso contributo em três grandes áreas: participação das gerações jovens; iniciativas de inclusão social; e expressões contemporâneas de arte.

 

Relativamente ás gerações mais jovens, sublinho o 2º Concurso Escolar “A Semana Santa de Braga” para as escolas do ensino básico; a participação dos colégios na procissão de sexta feira santa; a animação de rua pela Associação Project’Art. Ainda na juventude, mas também na área da inclusão social, contamos com a colaboração do Projecto Homem que, além da exposição comemorativa dos seus 31 anos em Braga, organizará Workshops de Circo abertos à comunidade, o Espetáculo CoolEaster, através dos projetos Equilibrium Social Circus e CoolTour.

 

No que concerne a novas expressões artísticas, mais contemporâneas, serão realizadas oficinas artísticas sobre o património imaterial da Semana Santa de Braga, que incluirão uma Open Call para recolha de materiais, experiências, depoimentos e oficinas inter-geracionais, onde as pessoas poderão partilhar as suas vivências da Semana Santa, e que depois resultarão na montagem de uma instalação final a apresentar no CIMMB (Palácio do Raio).

 

Estes contributos fundamentam-se não apenas em novas áreas de intervenção, mas também num contributo efetivo para a candidatura da Rede Europeia a Itinerário Cultural do Conselho Europeu, reconhecimento que esperamos para breve, e que necessitam de um incremento efetivo nestas mesmas áreas.

 

Concluindo, a Quaresma, Semana Santa e Páscoa de Braga assumem uma importância já de todo reconhecida para a cidade e para a região, pelo impacto turístico, económico e social que tem proporcionado. Tudo isto em consonância com o impacto religioso e espiritual, pela forma como nos permitem viver e celebrar este período central da fé e da liturgia cristãs. Um programa só possível graças ao contributo e empenho das instituições promotoras, dos parceiros que nos apoiam, e da participação de tantas pessoas que nos oferecem a sua colaboração. Em nome da Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga a todos o nosso muito obrigado, nomeadamente aos órgãos de comunicação social que se tornam imprescindíveis na divulgação. Muito Obrigado!"