Semana Santa de Braga
©Semana Santa Braga. Todos os direitos reservados.

RECESSAP promove intercâmbio para jovens europeus

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa promovem um intercâmbio para jovens europeus sobre artes relacionadas com a Semana Santa.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa está a promover entre os dias 23 e 28 de Maio um projecto de intercâmbio cultural inserido no programa Erasmus+ no qual participam cerca de trinta jovens de Espanha, Turquia, Roménia, Sérvia, Croácia, Itália, Dinamarca e Eslovénia.

 

Com a denominação de “Paths4Crafts: Cultural entrepeneurship”, o projecto decorrerá em Priego de Córdova e inclui visitas a ateliers e oficinas de artesãos de Cabra, Lucena e Utrera. Trata-se de um projecto de mobilidade para jovens no âmbito da acção 1 do Programa Erasmus+.

 

Os intercâmbios culturais e educativos entre jovens assumem um papel muito importante na Rede Europeia, pois proporcionam a partilha de cultura e conhecimentos dentro da Rede. Este programa tem por intuito fomentar a colaboração entre profissionais da área da cultura através da realização de actividades baseadas na educação não formal e criação de redes, impulsionar o debate e o intercâmbio numa perspectiva multidisciplinar e intercultural entre as diversas expressões culturais e artísticas em vários países europeus.

 

Este projecto dirige-se a jovens interessados em ampliar a sua formação em arte sacra e outras artes relacionadas com a Semana Santa e Páscoa. O programa inclui espaços para o intercâmbio de boas práticas, oficinas de partilha de tradições e visitas a ateliers de profissionais.

 

Nas visitas programadas no âmbito deste projecto, os jovens terão oportunidade de visitar na cidade de Utrera o atelier de Bordados de Imaculada García-Rayo e o atelier de escultura de Encarnación Hurtado, assim como, o atelier do pintor e criador de audiovisual Antonio Ledesma. Na localidade de Cabra vão à oficina de cera Lama e, finalmente, à oficina de ourivesaria Gradit em Lucena. Os jovens também terão oportunidade de conhecer as tradicionais festividades dos domingos de Maio de Priego de Córdova.

 

Ainda integrado no programa terão lugar ateliers, que através de trabalho em grupo, terão por fim a elaboração de um documento de boas práticas para promoção das artes tradicionais a ser aplicado a todos os países participantes.

 

Igualmente, os jovens partilharão experiências, vivências e características da Semana Santa e Páscoa das suas regiões e desenvolverão dinâmicas para avaliar, reflectir e debater sobre os aspectos deste intercâmbio com o fim de melhorar projectos futuros.

 

A finalizar o programa, será apresentado e entregue a todos os participantes o documento de boas práticas que ficará como resultado deste intercâmbio e instrumento de reconhecimento europeu dos resultados de aprendizagem adquiridos em projectos do programa Erasmus+.

 

 

Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e dela fazem parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.